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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Os dispositivos móveis já se tornaram uma realidade para o consumidor de imóveis

Em 2014, as buscas por imóveis na internet crescerem em torno de 10% em relação a 2013. A informação é de Igor Lima, gerente de vendas para o mercado imobiliário do Google Brasil.marketing-digital-2


Segundo ele, o mais impressionante é ver como os dispositivos móveis já se tornaram uma realidade para o consumidor de imóveis. “Até setembro deste ano, as buscas por meio de smartphones e tablets no Brasil cresceram 165% em relação ao ano passado. Se, até então, o mercado imobiliário não tinha uma estratégia clara para o mobile, agora o próprio consumidor está forçando o mercado a se adaptar a essa nova demanda”, afirma.


Essa alta se deve basicamente a três fatores principais. O primeiro é o contínuo crescimento da base de brasileiros que têm acesso à internet. O segundo ponto, segundo Lima, é o amadurecimento do consumidor do mercado imobiliário, que está mais exigente e tem usado cada vez mais os mecanismos de buscas para encontrar o imóvel dos sonhos, a um preço acessível, por meio de um fornecedor que tenha uma imagem positiva no mercado.


“O terceiro fator se deve ao próprio mercado imobiliário. As incorporadoras têm aumentado seus investimentos nas campanhas online, gerando reação positiva nos consumidores”, diz.


Lima informa que os 100 termos mais populares sobre imóveis são buscados, em média, 3 milhões de vezes ao mês. “É como se, a cada segundo, uma pesquisa como ‘comprar apartamento’, ‘imóveis’ ou ‘casas para alugar’ fosse feita no Brasil. Buscas como ‘apartamento de 3 quartos na Vila Olímpia longe da rota do avião’ mostram como o brasileiro sabe ser bem específico e criativo na hora de manifestar um interesse por imóveis ao usar o Google”, avalia.

Como aparecer nos primeiros resultados


Uma forma rápida, prática e bem flexível de tentar aparecer no topo das buscas do Google é por meio de uma campanha bem otimizada de links patrocinados. Para isso, você precisa abrir a sua conta no Adwords (ferramenta de publicidade do Google).


Na sua campanha, você terá a chance de escolher grupos de palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio. Assim, quando alguém buscar por alguma palavra-chave que você tenha selecionado, o seu anúncio poderá ser exibido. Por exemplo, se você vende apartamentos em São Paulo, palavras-chave como ‘comprar apartamento em São Paulo’ ou ‘imóveis no Itaim Bibi’ são bons exemplos para se ter em uma campanha de links patrocinados.


Depois, é preciso definir um anúncio de texto que será exibido aos usuários e também definir o quanto você está disposto a pagar por esse clique em seu anúncio. O Custo por Clique (também chamado de CPC) pode ser 1 real, 20 reais, 0,80 centavos, ou o valor que você achar justo a depender da importância desse termo para o seu negócio.


A melhor estratégia para se posicionar no topo com o seu link patrocinado é ter uma combinação de um anúncio de texto bem otimizado e um CPC bem competitivo. Quanto ao CPC, a ferramenta do Adwords mostrará qual posição média seu anúncio ocupa e você poderá testar novas sugestões de CPC para ajudar o seu anúncio a subir no ranking mais rapidamente.


Segundo Lima, é importante apenas que o corretor e as imobiliárias planejem bem como será a estratégia de suas campanhas digitais para evitarem competir pelas mesmas palavras-chave ou nas mesmas regiões. Outro recurso interessante que os corretores podem usar em suas campanhas para mobile é o Click-to-Call. Ou seja, quando o consumidor clica em anúncio da busca do Google no smartphone o aparelho automaticamente faz uma ligação para o corretor. Simples e eficiente.


Além disso, ferramentas como o Google Trends, que é aberta ao público, ou o Keyword Planner, que fica dentro da sua conta do Adwords, possibilitam a compreensão de quais buscas são mais populares em quais cidades. Em São Paulo, o termo dormitório é mais popular do que na Bahia, onde as pessoas buscam por quartos.


Ele esclarece que se o seu anúncio aparecer na busca do Google, mesmo que seja em primeiro lugar, e ninguém clicar, nada será cobrado. O custo por clique realmente só ocorre quando o internauta clica naquele anúncio que achou mais relevante para o que estava procurando. Já o anunciante pagará apenas o valor necessário em relação à posição no ranking em que ele se encontrava. É muito comum ver custos por clique 10 ou 20% mais baratos do que o lance máximo que o anunciante havia definido.


Mercado imobiliário


Lima afirma que é comum ver incorporadoras que já têm mais de 30% das vendas provenientes do canal online. O consumidor do mercado imobiliário está muito mais conectado e informado. Ele passa 20 horas por semana na internet, enquanto só lê 3 horas de jornal impresso; 60% dos compradores já assistem a vídeos no Youtube para encontrar mais informações sobre imóveis e 1 em cada quatro gosta de ouvir recomendações de amigos, parentes e especialistas nas redes sociais.


http://goo.gl/nT0wQ0

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